bemnoenem

5 livros para ler enquanto estuda para o Enem


A leitura é parte fundamental da nossa vida acadêmica, não dá pra escapar dela ! E um bom livro nos conquista página por página. A redação é uma das etapas mais importantes do Enem -Exame Nacional do Ensino Médio, e ler ainda é a melhor forma de absorver e aprender a escrever bem, com coesão e coerência.

Saber organizar as informações em uma redação é tão importante quanto saber sobre o que se está escrevendo – conteúdo. Enquanto o estudante lê ele assimila o conteúdo e se familiariza com a estrutura do texto, aprendendo a escrever corretamente.

Separamos uma pequena lista de livros pro seu final de semana não se afundar nas apostilas e ficar mais interessante:

 

Memorias Postumas_de_bras_cubasMemórias Póstuma de Brás Cubas – Machado de Assis

Machado de Assis muda o padrão literário e nos apresenta uma perspectiva totalmente nova. Brás Cubas, o narrador, conta suas memórias de vida, escritas após sua morte e nos apresenta os personagens da forma que eles se dispõem em suas recordações. O romance em sua nova linearidade introduziu o realismo na literatura brasileira. A história contém filosofia, críticas sociais e marca um novo período na literatura.

Resumo crítico: Memórias Póstumas de Brás Cubas – É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis. (Fonte: Skoob)

 

 

Vidas Secas – Graciliano RamosVidas Secas 

O romance escrito pelo brasileiro, Graciliano Ramos, retrata a vida de retirantes obrigados a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.  A escrita em terceira pessoa não foca nos efeitos do flagelo da seca através da crítica, Graciliano explora outros aspectos se inspirando em histórias da sua infância.

Resumo crítico: Em ‘Vidas Secas’, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, ‘Vida Secas’ é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. ‘Vida Secas’ representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária. (Fonte: Skoob)

Til – José de Alencar

 

  Til – José de Alencar

José de Alencar retrata nesta obra o cotidiano de uma fazenda do interior paulista no século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína romântica da nossa história, com sua alma cheia de bondade ela se sacrifica em prol dos outros.

Resumo crítico: Til, narrativa da maturidade de Alencar publicada em folhetim no jornal A República, revive o ambiente do interior paulista do século XIX. Nesse cenário, mesclando traços essencialmente brasileiros ao lirismo romântico europeu, o autor apresenta Berta (mais conhecida como Til), uma jovem excepcionalmente generosa, Jão Fera, um facínora de notável nobreza, Luís Galvão, um respeitado pai de família que esconde um segredo, Miguel, um bravo jovem indeciso entre dois amores, e Brás, um menino quase bicho mas encantado pela doçura de Berta, entre tantos outros. Nesta obra, José de Alencar constrói uma história baseada no amor e no heroísmo, alinhada ao seu projeto maior de busca de uma identidade nacional a partir da reafirmação do regional, completando um grandioso painel formado por O sertanejo, O gaúcho e O tronco do ipê. (Fonte: Skoob)

 

 Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

O romance retrata o Rio de Janeiro no início do século XIX e foi escrito no período do romantismo, desenvolve pela primeira vez na literatura, a figura do malandro.

Resumo crítico: Memórias de um Sargento deMilícias – O livro relata a história de Leonardo filho de pais separados, que devido a esta separação vai morar com padrinho. Leonardo desde pequeno é uma criança traquina, mesmo adulto ele continua aprontando as suas. Quando foi incentivado a entrar para igreja teve certa rejeição, o que o levou a vadiar. Na companhia do padrinho conhece Luisinha por quem se apaixona, mas logo a moça se casa com o aproveitador José Manoel. Depois que seu padrinho morre ele retorna a casa de seu pai, mas por pouco tempo, porque este o bota para fora de casa por causa das desavenças com a madrasta. Logo que vai morar na casa de um amigo dos tempos de sacristão conhece Vidinha e se apaixona. O romance também não frutifica devido as várias intrigas que os pretendentes da moça fazem; então Leonardo se muda da casa.Ele entra para carreira militar onde é nomeado soldado pelo major Vidigal, mas as suas confusões e encrecas fazem o major mandar-lhe para a cadeia. A madrinha e a tia de Luisinha intervem a favor de Leonardo, e o mesmo é solto e promovido a sargento. José Manoel marido de Luisinha morre, assim ela e Leonardo começam a namorar. Ele é transferido para Milícias e casa-se com Luisinha. (Fonte: Skoob)

 

O cortiço – Aluísio Azevedo   O cortiço – Aluísio Azevedo

A obra de Aluísio Azevedo é um romance naturalista que retrata a transformação da paisagem urbana do Rio de Janeiro de forma  muito leve e crua. O romance também tem como carga, o peso de denunciar as péssimas condições de vida dos moradores das  estalagens  e cortiços do Rio de Janeiro no final do século XIX.

 Resumo crítico: O Cortiço – Moradora de um cortiço de propriedade do português João Romão, Rita Baiana é uma mulher expansiva e  liberada. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em  tragédia. Baseado no romance de Aluísio de Azevedo, anteriormente filmado em 1945. (Fonte: Skoob)

 

 

 

 

 

O livro Poesia Completa de Carlos Drummond de Andrade, de acordo com alguns sites os versos deste livro estão entre os mais frequentes no Enem.

Dica: Não deixe de ler jornais e revistas e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Siga nossas dicas para ir Bem no Enem 😀

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>