bemnoenem

Como eu posso usar a minha nota do ENEM?


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 se aproxima, as avaliações ocorrem nos dias 24 e 25 de Outubro.         Mas tem uma pergunta que não sai da cabeça de quem vai fazer o exame pela primeira vez: “O que eu faço com a minha nota?”

Pensando nisso fizemos uma lista com os programas que você pode se inscrever usando a sua nota do ENEM:

  • Seleção para Universidades: Com a nota do Enem o estudante pode tentar uma vaga em uma universidade federal e em outras instituições de ensino. As universidades podem considerar somente a nota do Enem como método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou usar seu vestibular próprio, combinando as notas.

 

  • Programa Universidade para Todos (PROUNI): O estudante pode usar a nota para disputar uma bolsa do Prouni, que varia de 50% a 100% em uma instituição de ensino privada. Para concorrer o estudante precisa ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não pode ter “zerado” a redação.

 

  • Financiamento Estudantil (FIES): A partir deste ano, para solicitar o Fies, o estudante precisa cumprir os requisitos do Prouni, não pode zerar a redação e tem que fazer pelo menos 450 pontos no Enem. Cumprindo esses requisitos, o estudante que concluiu o ensino médio a a partir de 2010, pode solicitar o financiamento.                                           Pelo Fies o estudante pode financiar- somente – cursos bem avaliados pelo MEC ,em uma instituição privada. Os juros são de 3,4% ao ano. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso.

 

  • Seleção para Ensino Técnico (SISUTEC): Com a nota do Enem o estudante também pode ingressar gratuitamente em um curso técnico  oferecido em instituições de ensino públicas e privadas.

 

  • Ciência sem Fronteiras: Alunos de graduação e pós podem conseguir uma bolsa de estudo para intercâmbio com esse programa do governo federal. Para participar da seleção é preciso uma média mínima de 600 pontos no Enem e o candidato também é avaliado de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.

 

  • Certificado do Ensino Médio: Quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio, pode tirar seu diploma com a nota do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.  Saiba como retirar seu certificado aqui.

 

Mas, não se esqueça que para participar de qualquer programa é preciso primeiro ir Bem no Enem 😉

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>