Porta talheres

Porta talheres vintage feito por você !


Reciclar é renovar! Existe um mundo de possibilidades dentro de uma lata vazia e nesse tutorial vamos reaproveitar as latinhas que temos em casa para fazer um porta-talheres ou porta- lápis, o que você preferir.

 

Os materiais usados hoje, são:

6 latinhas – essas de milho verde e massa de tomate

1 pincel- para pintar

1 pedaço de madeira retangular – o comprimento da madeira deve caber 3 latinhas paralelas quando a gente for pregá-las

Tinta para artesanato – você pode escolher uma cor ou usar várias

1 tira de couro ou qualquer tecido firme para se fazer uma alça

Tesoura e cola permanente

1 caneta ou pincel permanente

Cartolina- de uma cor mais clara para podermos escrever nela

1 martelo e um alicate de ponta

1 lápis

Pregos médios e parafusos pequenos

1 chave de fenda

 

Comece lavando bem suas latinhas e use o alicate de ponta para amassar virando para dentro possíveis dentinhos feitos pelo abridor de latas. Depois que suas latinhas estiverem sequinhas e limpinhas, pinte-as com a tinta de sua preferência e deixe secar na sombra.

 

Enquanto suas latinhas secam vamos para o próximo passo, pintar o pedaço de madeira. Se for necessário passe duas camadas de tinta na madeira, uma outra dica é lixar a madeira depois que a tinta secar.

 

Agora vamos furar nossas latinhas que já estão prontas! Tome cuidado para não furar o dedo, firme a latinha em uma superfície plana, para ficar mais fácil você pode colocar um pedaço de madeira dentro da latinha para firmar. Pegue um preguinho e fure a lateral da latinha, próximo a borda. Repita o processo em todas as latinhas furando todas da forma mais parecida possível.

Porta talheres

Agora pegue sua base de madeira que já está com a tinta seca. Firme a base na vertical e coloque três latinhas de um lado e três do outro, com o lápis marque na madeira os furinhos da latinha para que você possa furar a madeira no local correto.

 

Agora vamos perfurar a madeira, pegue um prego e comece a furar no local marcado. Quando faltar pouco para o prego penetrar por inteiro na madeira, arranque-o e repita o processo em todas as marquinhas.

Vamos aproveitar para furar a madeira onde vai ser a alça depois. Lembre-se que as latinhas vão ficar nas laterais da nossa base, em cima da madeira vamos marcar dois pontinhos com a distância menor que a da tira de couro para fazer a alça. Você pode pregar direto a alça com os pregos ou pode fazer os furinhos e prendê-la depois colocando um parafuso.

 

Agora corte tirinhas da cartolina e coloque os nomes dos itens do seu porta-talheres, ex.: garfos, facas, colheres.. Cole as plaquinhas nas latinhas, do lado oposto do furo. Depois de prontas, vamos pregar nossas latinhas à nossa base. Coloque a latinha paralela ao seu furo e parafuse com a chave de fenda.

Repita o processo até que todas as latinhas estejam firmes na madeira e pronto !

 

Dica: também da pra usar de porta-lápis

Porta lapis

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>